História do SINDIFAC

Fundado em 28 de fevereiro de 2010, o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Acre "SINDIFAC" completa 6 anos de história vem tendo papel importante no fortalecimento da categoria. Neste período enfrentou turbulências históricas, mas sempre teve um posicionamento marcante na luta em defesa da profissão farmacêutica e da saúde pública brasileira.

O sindicato é a instituição que atua vigorosamente na defesa dos direitos farmacêuticos. Condições dignas de trabalho, assistência farmacêutica de qualidade, negociações salariais, mercado de trabalho, bem como as lutas mais amplas dos trabalhadores são algumas das várias atividades do SINDIFAC.

Nos dias atuais, os farmacêuticos vêm travando lutas para que tenham maior reconhecimento pela população e por políticas governamentais. O SINDIFAC decorre neste cenário se consolidando com ações efetivas que buscam valorizar a função social do farmacêutico, conseguindo dar destaque e nova visibilidade à profissão, além de inserir a categoria nas discussões sobre a saúde pública. Os profissionais farmacêuticos passaram a ser respeitados pelas autoridades e por outras instituições sociais. A atual Diretoria deseja ter um sindicato forte, unitário, democrático, politizado, independente e de luta, que prepare os farmacêuticos para os embates políticos, sindicais e econômicos, tendo como princípios básicos os interesses elementares dos trabalhadores: salário digno e vida honrada.

O SINDIFAC tem como foco principal a formação da consciência e a unidade da classe, por entender que qualquer categoria dispersa se torna muito vulnerável.