SINDIFAC realiza o I Simpósio sobre Uso Racional de Medicamentos

O Sindicato dos Farmacêuticos do Acre realizou nos dias 29 e 30 de junho o I Simpósio de Promoção do Uso Racional de Medicamentos. O evento promovido com apoio do Conselho Regional de Farmácia do Acre teve o objetivo de discutir propostas para o desenvolvimento de competências focadas na otimização do uso de medicamentos no cuidado à saúde.

Um estudo realizado no Brasil indica que cerca de 50% das pessoas que utilizam medicamentos crônicos não aderem adequadamente ao tratamento. Mas, além de problemas com a adesão, são muito comuns outras situações que comprometem o uso correto e racional dos medicamentos, como a utilização inadequada, a automedicação não orientada, o abuso no uso de medicamentos e as interações medicamentosas, por exemplo.

O estado do Acre demonstra grande responsabilidade com promoção do uso racional dos medicamentos e com a promoção da saúde da sua população. O que é demonstrado pela promulgação da semana do Uso Racional de Medicamentos no estado, durante a quarta semana do mês de junho.

Participaram do evento, principalmente, profissionais farmacêuticos e estudantes de farmácia.

Entre as atividades, houve palestras sobre os serviços clínicos farmacêuticos nas farmácias comunitárias e procedimentos de cuidado da saúde estética, além de curso sobre interações medicamentosas e uma oficina de simulação clínica realística.

Os organizadores acreditam que o simpósio contribuiu para que os profissionais da saúde do estado do Acre desenvolvam competências e atitudes mais consistentes para a prática permanente do uso racional dos medicamentos, com foco na saúde e na qualidade de vida da população.

Da redação com informações do Sindifac
Publicado em 11/07/2018
Publicado em, 12/07/2018 - 10:14hs